terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Odeapessoa

 

Não digas nada.
Era quinta-feira, se não me engano. Lembro-me que estava em casa em frente ao computador, a descobrir poemas de Fernando Pessoa, e a ler em voz alta o que me ia aparecendo no ecrã. Lembro-me, mas lembro-me mal. Sei que a certa altura, não me recordo porquê, decidi que queria criar um canal no Youtube onde ia recitar estes poemas, deste poeta. Tinha então 15 anos, estava no meu primeiro ano de liceu e, por isso, tinha mais tempo livre. Ou pelo menos achava que tinha. Escolhi um poema a dedo para abrir o canal, e peguei na câmara. Comecei a ler. Foi uma leitura simples, o poema é simples, ou pareceu-me simples, "Não digas nada". Sei que estava junto ao computador, e isso é audível no vídeo, sei que estava mais ou menos escuro, e que me doía a cabeça. Porque o fiz, já não me lembro...Mas ainda bem que o fiz. O Odeapessoa tem como objectivo o exercício dramático. Foi a maneira mais interessante e produtiva de exercitar as minhas capacidades teatrais, que na altura considerava que tinha. A descrição que fiz do canal, no canal, foi de encontro ao primeiro poema lá declamado. Sei que lá consta, e escrevo-o de memória, "Não interessa quem sou, pois quem faz o canal é Pessoa!". E é. Nesse dia da criação do canal não li apenas o "Não digas nada", quando o acabei de gravar tratei de imprimir mais uns quantos e fui para a sala, onde ainda hoje gravo os poemas, gravar de pé e relance uns três ou quatro poemas de Pessoa. Editei-os deixando o fundo preto, porque tinha medo. Tinha medo que soubessem quem eu era porque tinha vergonha. E por isso não o publicitei, deixando-o assim à descoberta dos utilizadores do Youtube. O que acontece é que quando uma coisa não é publicitada, não é dada a conhecer, ninguém a vê, porque não sabe que existe. E eu queria milagres. Milagres que não aconteceram, ou tardaram a acontecer. Ninguém via os vídeos, e eu desanimei, porque queria que as pessoas os vissem, mas não queria que soubessem que era eu. Desanimado, e sem esperanças no canal, abandonei-o. Simplesmente.




Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.

 Andava desanimado com o canal. E sem vontade nem paciência para continuar. Até que recebo uma mensagem no Youtube. O título era "a gente não faz amigos, reconhece-os. (Vinícius de Moraes, tambem bom", e eu pensei "SPAM!". Mas abri, e o conteúdo mudou a minha maneira de ver o canal. Quem o enviou vou saphira11111, com quem mais tarde viria a falar mais vezes, e transcrevo-o na integra: "olá odeapessoa!
ainda existes? Já encontrei teu canal, e gosto muitíssimo. Eu estou aprendendo português, (sou alemã), e ler a poesia de Fernando Pessoa é uma das causas melhores!!! E é muito bom ouvir alguem de Portugal. Continua!!!!!!!!! Safira
". Respondi-lhe dizendo que ia continuar, por causa dela. Mas isso tardou e por isso enviei mais uma mensagem à Safira, pedindo desculpa pela demora e perguntando se queria que eu lesse algum poema em particular. Ela pediu o "Poema em linha recta". A partir daí criei uma regularidade nas declamações (um por semana), tratei de divulgar o canal, e tentei manter-me sempre no anonimato. Não por humildade, mas por cobardia. E sabem que mais? Ainda bem. Não vou estar a contar aqui todos os momentos que o Odeapessoa me proporcionou, porque foram muitos. Vou simplificar dizendo que houve momentos altos e momentos baixos, cometi erros e inovei, tentei surpreender e fui surpreendido. Aprendi. Durante a aventura a que chamo Odeapessoa evoluí, apaixonei-me, desapaixonei-me, ganhei, perdi, ri, chorei. Se me arrependo de alguma coisa, foi de não ser melhor, mas isso não me importa, porque sei que até sou bonzinho.
Espero que um dia façam um filme do Odeapessoa, porque ainda só contei o começo!

 

Querem que continue, ou isto chega?

5 comentários:

  1. Guilherme,
    Com este texto surpreendeste-me, surpreendeste-me a sério, não pensei que ao ler esta tua obra prima sobre o teu carissimo odeapessoa, fosse lembrar-me de tantos bons momentos da vida.
    Aqui está a prova que há-que lutar para concretizar os nossos objectivos, uma vez um grande amigo disse-me qualquer coisa deste género: " Os sonhos devem ser vistos como objectivos a alcançar, para que assim se possam tornar realidade!"
    Espero que este projecto que vi nascer e crescer aos poucos em ti continue, a fazer cada vez mais e melhor!
    Espero também que continues a lutar pelos teus sonhos/objectivos e que um dia os concretizes!

    Abraço,

    Rafa

    ResponderEliminar
  2. Achas que isto chega?! Achas mesmo que isto chega?!
    Claro que deves continuar!
    Além de ser um prazer ouvir-te a declamar é também um prazer ler o que tu escreves!
    Da maneira como o fazes e por todas as outras razões a minha resposta á tua pergunta é, numa linguagem mais banal sem muita correcção:
    - Continua que te faz bem xD

    ResponderEliminar
  3. Não digas nada, vais num óptimo caminho.
    Muitas vezes, ao ouvir um poema no canal não surge um comentário que faça juz à bela e à intensidade que é transmitida,e por isso, volto a repetir: Não digas nada, vais num óptimo caminho. (:

    ResponderEliminar
  4. Nunca achei que fosse possível alguém, especialmente rapaz, com 15 anos fosse capaz de gostar de poesia. A Poesia, para muitos, talvez para quase todos, não passa de um texto sem sentido, sem necessidade de compreensão, apenas um texto. Não é que eu concorde com esta maneira de ver a Poesia, mas sempre achei que as pessoas que gostavam mesmo de poesia era mais velhas, mais maduras. De certa maneira, enganei-me. Digo de certa maneira porque, na verdade, na parte do maduro estava certa.
    Apesar da banalidade e normalidade de, alguém ser conhecido e reconhecido por todos, alguém como tu, ter seguidores incondicionais, talvez loucos, talvez exageradamente seguidores, percebi que eras alguém fantástico, alguém que mesmo quando não tem interesse (talvez fingindo, não sei), consegue alegrar qualquer um.
    Por isso, agradeço, apesar da normalidade de como foi, ter-te "conhecido", ter percebido os teus valores, a tua maturidade, os teus infinitos talentos. No entanto, não me poderia esquecer de agradecer à Safira, pois, pelo que entendi desta incrível história, ela foi uma das pessoas mais importantes para ti, para o teu percurso.
    Obrigada (:

    Teresa Seruca Castedo

    ResponderEliminar
  5. Vou ser breve: É um profundo deleite ouvir a herança da nossa língua na tua voz :) Estou encantada ...

    ResponderEliminar