quarta-feira, 3 de agosto de 2011



"Olá."
Neste momento, confesso, estou a sentir um vazio imenso. Talvez isso se deva ao facto de estar a ouvir esta música. Estou a ouvi-la porque pensei que talvez me inspirasse para escrever alguma coisa. A verdade é que não inspirou. Em vez disso, fez-me recuar no tempo. Fez-me sentir um vazio. A verdade é que as pessoas fazem falta. Provocam saudade, mesmo quando não existem. E eu vejo-me como uma pessoa muito solitária. Isso não pode ser saudável. O que eu queria mesmo era pegar na mochila e fugir. O que eu queria mesmo era mudar a minha maneira de ser. O que eu queria mesmo era não me apaixonar tão facilmente. É muito fácil apaixonar-me. Apaixono-me muitas vezes. E iludo-me. E acabo por me magoar sem razão. Era escusado.
Considero que o Verão passado foi o Verão mais criativo que já tive, acho que foi o Verão mais inteligente e inspirador de todos os Verões. Dessa altura, e de outras, guardei vários blocos de notas e folhas soltas, ou mesmo pedaço de folhas, que guardo numa caixa. No outro dia abri-a. Entre pensamentos e filosofias, textos dramáticos, contos, poemas, rabiscos, e tudo o que é possível fazer numa folha, encontrei uma frase. "Diz não ao amor". Como disse, foi o Verão mais inteligente, e acrescento, genial que já tive. Não sou pessoa de me arrepender, por isso, só me arrependo de uma coisa. Amar, sem ser amado. Porque eu sei que sou feio, chato e desinteressante, que o sexo feminino é complicado e difícil de compreender, e que o Homem é simples e estúpido.
Desculpem a divagação. Tudo se resume à minha falta de coragem. Gostava de dizer que te amo, e de te escrever canções de amor, e levar-te a fazer um pique-nique, à beira do rio, mas nunca disse o que devia dizer, e talvez seja tarde agora.

24 comentários:

  1. Adorei o texto *.*
    Até porque me identifico com ele :$

    ResponderEliminar
  2. Nunca é tão tarde assim que as coisas não possam mudar. Se há coisa que aprendi com a vida é a dizer "nunca digas nunca"... :)

    ResponderEliminar
  3. Conta-lhe, diz-lhe o que sentes. Há quanto tempo dura o que sentes por ela? Quem sabe ela também não gostará de ti...
    As raparigas não são assim tão complicadas, e se ela for tua amiga não te vai magoar, não vai gozar contigo, e não vai querer perder a tua amizade. Não tens nada a perder, e nunca saberás o que aconteceria se lhe dissesses se não lhe disseres (foi um pouco confuso, mas acho que se percebe o que quis dizer)
    Boa sorte*

    ResponderEliminar
  4. Sim, se a encontrar na rua, digo-lhe! Alguém vem ao Teatro Mais Pequeno do Mundo?

    ResponderEliminar
  5. Só se a encontrares na rua? Epa, telefona-lhe e convida-a para um café, ou algo do género, não deixes que o acaso vos junte, faz o acaso!
    Não fiques a remoer o que poderia ter acontecido! Tenta!

    ResponderEliminar
  6. Olá Guilherme!
    Esta é a segunda vez que falo contigo e desta vez vi-me mais uma vez tentada a escrever-te.
    Li o teu texto e tocou-me primeiro( quer seja por pertençermos á mesma geração ou por outro motivo qualquer) porque o compreendo e segundo porque nunca pensei que tivesses uma auto estima tão desajustada! (não é que isto valha alguma coisa , mas acho que não tens razão , e atenção sou do sexo feminino)
    Se me permites discordo contigo nalguns pontos : não é possível sentirmos arrependimento por sentirmos ou termos sentido alguma coisa, os sentimentos são inesperados, incontroláveis , quase patológicos; o homem não e um ser nada simples ,se o fosse tú próprio não estarias a escrever este texto, não existiriam filósofos, nem cientistas...ah , o sexo feminino é complicado , é certo , mas olha que o masculino quase que lhe iguala!

    Boa sorte com tudo , aconselho te vivamente a fazeres essa viagem , não há nada melhor do que as grandes viagens para nos contruirmos a nós próprios!

    Um beijinho muito grande
    Maria João

    P.S: adorava poder ver-te a recitar poesia na feira de S.Mateus mas infelizmente só vou lá no dia 17 de Setembro , ver Nouvelle Vague , portanto boa sorte!

    ResponderEliminar
  7. Epá, não gosto mesmo nada de falar com anónimos! Porque até dão bons conselhos, mas escondem-se não sei porquê...
    Maria João, obrigado pelo comentário. Tens ideias muito bonitas. Quanto à feira, dia 17 também estou lá, podes aparecer. São apresentações de 5 minutos, no máximo demoras 10, se chegares no início da anterior.
    Da próxima quero ver se não escrevo nada que tenha a ver comigo, ou com estes assuntos.

    ResponderEliminar
  8. Geralmente os anónimos estão em anónimo porque não querem ser identificados xD

    ResponderEliminar
  9. lool A sério?
    Mas se fosse para falar mal, ou fazer declarações amorosas, eu até compreendia, mas não, até é para dizer coisas acertadas...

    ResponderEliminar
  10. a verdade é que eu não consigo iniciar sessão e estar em blogues com a sessão iniciada, o que é extremamente estúpido, mas verdade xD

    ResponderEliminar
  11. (mas se quiseres impedir comentários anónimos é muito fácil. Basta ires a Definições; Comentários; Quem pode comentar?, e depois seleccionas o que quiseres. Mas já sabes, se o fizeres vais deixar de ter receber "bons conselhos"...)

    ResponderEliminar
  12. Olá, Guilherme,

    Depois de um primeiro contacto com o teu mundo das palavras, torna-se inevitável tecer um sincero elogio ao que escreves, ao que dizes e, especialmente, à forma como o fazes.
    É tão bom ler algo que nos cria a sensação de querer sempre mais. É tão bom ler algo que respira ternura, inteligência e honestidade. É tão ver algo bem interpretado. É tão bom ver algo que resulta da conjugação perfeita da mente com o coração. E daqui não mais saía.
    Já agora, permite-me aconselhar-te: luta, luta sempre pelo que queres. A coragem aparece quando menos esperamos, enquanto que as oportunidades, por vezes, desaparecem de um momento para o outro. Experimenta sentir-te o dono do mundo, por instantes.

    Continua a crescer e nunca tenhas medo daquilo que és.

    Um beijo,
    Inês

    ResponderEliminar
  13. Por acaso também fiquei surpreendida com um texto tão pessoal, uma vez que não és uma pessoa tão desconhecida quanto isso!
    However, gostei muito de ler o que li! :)

    Maria João

    ResponderEliminar
  14. Inês, Obrigado! Fico feliz por gostares. :)
    Anónimo, eu sei, eu sei... Mas não poderia fazer comentários com este nome, e dá muito trabalho! Sempre podes comentar com a definição Nome/URL. ;)

    ResponderEliminar
  15. Pronto, já consegui iniciar sessão xD
    Já lhe perguntaste para sair ou vais continuar a questionar-te para (quase) sempre?

    Nita

    ResponderEliminar
  16. Arrepende-te do que fizeste e não dos "se's", isso também é ser genial!
    Desculpa mas calhei aqui no teu blog e pronto, acabei por ler e achei graça.

    ResponderEliminar
  17. O amor pode ser ( tããão ) sobrevalorizado.

    ResponderEliminar
  18. fiquei bem pequenina ao ler este texto. Principalmente por ser mulher e pensar que, realmente, por vezes passamos uma ideia tramada de nós mesmas e talvez por isso acabemos por perder coisas maravilhosas.
    É... somos complicadas. Passamos a vida à procura do raio do "homem ideal" que vem nos contos de fadas, perfeito em tudo e mais alguma coisa, que só falta vir montado num cavalo branco à nossa porta... E depois escapam-nos homens reais, com defeitos insuportáveis mas com imensa vontade de dizer que nos amam.

    (tanta lamechice pegada. Termino rapidamente, prometo...)

    Valham as minhas palavras o que valerem, resta-me dizer-te que por mais que tentemos fugir ao amor, ele apanha-nos. Aliás, quanto mais o evitamos, mais nos apaixonamos. Não é defeito teu, é um facto de quem é sensível e sente o mundo com tudo o que tem. É uma coisa estranha e difícil de aceitar...

    sabes, Cesariny escreveu: "Entre nós e as palavras, os emparedados
    e entre nós e as palavras, o nosso dever falar"

    Por isso fala, vive e sente à tua vontade!
    Luta por tudo o que queres, mas principalmente acredita e luta por ti, mesmo que isso implique estares apenas contigo, com o teu bloco e a tua mochila às costas. Valerá a pena.
    Não te menosprezes! Acreditar em nós e no nosso valor é meio caminho andado para atingirmos o que mais queremos (mesmo que se trate de uma mulher complicada :) )!

    Boa sorte!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  19. Tenho de discordar da ideia arcaica de que TODAS as mulheres procuram o homem 'ideal'. Toda a gente procura alguém especial, a meu ver, é muito melhor que o dito 'ideal'. A procura do 'ideal' serve apenas para iludir e limitar a felicidade de alguém, temos de desfazer-nos dessa ideia pré-concebida da perfeição.
    (isto respondendo a um comentário acima)

    Quanto ao teu texto, identifico-me bastante com cada palavra e sabe bem ler o que escreves. Peço-te que refaças essa ideia que tens de ti mesmo, enquanto não gostares de ti (não digo que não gostes, digo apenas que não gostas o suficiente) e estiveres bem contigo mesmo, com um bloco e uma caneta, jamais conseguirás estar bem ao lado de alguém. A beleza, simplicidade, frontalidade e profundidade do que escreves vão completamente contra a ideia que tens de ti. E acredita, as palavras não enganam, a maneira como te descreves está, a meu ver, claramente errada. E não tomes como certo o facto das mulheres serem complicadas, as pessoas são complicadas.

    Boa sorte! :)

    ResponderEliminar
  20. Ler um blogue como este acaba por se tornar um vício, um vício bom.
    Não será nenhum conselho inovador mas acho que deves falar com ela, dizer-lhe o que sentes. Por vezes, isso muda o rumo da história, por vezes só nessa altura a pessoa percebe que a outra era especial, que a tratava da maneira que ela desejava. Se não lhe disseres, estás à espera de quê? Que ela venha ter contigo e diga que sente o mesmo que tu? Talvez seja verdade mas se ela tiver o mesmo receio que tu vão continuar na indecisão e, acima de tudo angustiados. Resolve isso, não tenhas medo ;)

    ResponderEliminar
  21. PS: Tu não és nada como dizes ser. Além de não seres feio, chato e desinteressante, não és NADA estúpido. Tens uma cultura admirável, uns gostos diferentes, uma entrega às pessoas, nem sei... (além disto, eu não acredito que te aches assim, tu deves ter confiança em ti, não duvido disso)

    ResponderEliminar
  22. Guilherme. És um ser humano brilhante.
    Eu gostava de te encontrar na rua :)

    ResponderEliminar
  23. Se não arriscares, nunca saberás o que poderia ter sido. Arrisca.

    ResponderEliminar